segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O Príncipe sem coração, explicações e devaneios

Para variar temos aqui outro projecto do mestrado, desta vez da cadeira de serigrafia, uma série de seis ilustrações sobre as peripécias do Príncipe sem coração. A personagem e situações fazem parte de uma história maior, sobre um príncipe que decide que ter coração dá mais chatices que vantagens, logo a a escolha mais lógica é livrar-se dele por decreto real.
Um conto infantil cuja ideia inicial era demonstrar os problemas práticos que poderiam surgir na ausência de um coração, ao invés de focar nos problemas emocionais, apesar de a personagem não ter sido inicialmente criada com a serigrafia em mente, a utilização de manchas fortes e cores planas mais do que justificaram esse processo.

Para que nunca experimentou serigrafia recomendo desde já, nem que seja para terem uma vaga (e dolorosa) noção do trabalho e esforço necessário para a execução de uma impressão decente. Consegue ser um processo desanimador e moroso, mas garanto que quando uma impressão sai bem, todas aquelas horas a respirar diluente e a limpar redes quase que se justificam. Tenho que agradecer particularmente á nossa incansável professora Joana Paradinha, se não fosse pela sua insistência e sentido de humor peculiar, ainda estaria a imprimir peças de um gosto e qualidade questionável, e a reclamar enquanto o fazia.

Sem comentários:

Enviar um comentário